A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEAMA
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem por finalidade formular, discutir, planejar, coordenar, executar e avaliar as políticas e programas para agricultura, pecuária, meio ambiente, indústria, de comércio e de serviços do Município.
Estrutura Organizacional - SEAMA
Superintendência de Agropecuária (SUAGRO): compete coordenar e avaliar as políticas e programas para o desenvolvimento agropecuário; supervisionar projetos de apoio ao agricultor e pecuarista, promovendo práticas sustentáveis de produção, em conformidade com normas de segurança alimentar e ambiental.
Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER): compete assegurar assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares e não familiares, além de elaboração de projetos técnicos de intervenção agrícola, planejamento, coordenação, orientação e supervisão de empreendimentos agroindustriais no âmbito de agricultura familiar e não familiar e de mercado.
Coordenação de Produção Animal (COPAN): compete coordenar ações que visem o permanente estímulo ao empreendedorismo rural voltado à produção animal.
Coordenação de Produção Vegetal (COVEG): compete coordenar ações que visem o permanente estímulo ao empreendedorismo rural voltado à produção vegetal.
Coordenação de Inovação Agropecuária (CIAGRO): compete coordenar projetos de inovação tecnológica no campo, promovendo pesquisa e desenvolvimento e articulando parcerias com instituições de pesquisa agrícola.
Diretoria do Serviços de Inspeção Municipal (SIM): compete planeja, coordenar e executar as ações do Sistema de Inspeção Municipal, nos termos da legislação municipal.
Coordenação do Sistema Municipal de Inspeção (COSIM): compete coordenar ações que visem ao monitoramento, supervisão e orientação técnica das atividades de fiscalização e inspeção realizadas no âmbito do SIM, garantindo o cumprimento das normas e padrões de qualidade sanitária e promovendo a capacitação contínua dos envolvidos no sistema.
Superintendência de Meio Ambiente (SUMA): compete planejamento, licenciamento, coordenação, orientação e supervisão de projetos e empreendimentos na área do meio ambiente do Município, voltados para as questões de sensibilização, organização e desenvolvimento do uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Diretoria de Meio Ambiente (DIMA): compete gerenciar a política ambiental municipal, supervisionando programas e projetos ambientais e representando o município em questões ambientais.
Coordenação de Recuperação e Educação Ambiental (CORED): compete desenvolver programas de recuperação ambiental, promover ações de educação ambiental e coordenando projetos de reflorestamento e conservação.
Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (COFISC): compete coordenar processos de licenciamento ambiental e supervisionar atividades de fiscalização, assegurando conformidade com as normas ambientais.
Diretoria de Paisagismo (DIPAI): compete planejar, executar e avaliar a política municipal de jardinagem e paisagismo relativas à estética do Município das áreas públicas municipais, em acordo com o Plano de Arborização Municipal.
Superintendência de Associativismo, Cooperativismo e Comercialização (SUPAC): compete promover a organização social cooperativa e associativa de agricultores e agricultoras de base familiar e não familiar do Município, tendo como alicerce a participação democrática e fundamentada nos princípios da agricultura convencional e agroecológicos de produção com vista a maximizar o escoamento e a comercialização agrícola.
Diretoria de Associativismo, Cooperativismo e Comercialização (DIPAC): promover o desenvolvimento de associações e cooperativas e coordenar atividades de comercialização, articulando parcerias para fortalecer os negócios dos agricultores.
Coordenação de Planejamento e Comercialização (COPLAC): compete desenvolver estratégias de comercialização de produtos agrícolas, planejando ações de mercado e promovendo feiras e eventos de comercialização.
Coordenação de Desenvolvimento e Organização Social (CODES): compete coordenar programas de desenvolvimento social, promovendo a inclusão social e articulando parcerias com organizações comunitárias.
Diretoria da Feira Livre (DIFEL): compete zelar pelo regular funcionamento da Feira Livre de Amargosa em perfeitas condições de segurança, organização e higiene.
Superintendente de Infraestrutura (SUINFRA): compete planejar, executar e avaliar as intervenções de construção e manutenção de infraestrutura rural; gerenciar projetos de infraestrutura; garantir o cumprimento de prazos, orçamentos e normas técnicas; promover a inovação e a sustentabilidade nos projetos de infraestrutura.
Diretoria de Infraestrutura (DINFRA): compete coordenar obras e projetos de infraestrutura rural e planejar e supervisionar a manutenção de estradas rurais, garantindo o acesso das comunidades rurais aos serviços essenciais.
Coordenação de Estradas (COES): compete possibilitar a permanente manutenção das vias rurais, de modo a propiciar a perfeita trafegabilidade e interação entre as zonas urbana e rural do município, zelando sempre pela segurança e escoamento da produção rural.
Coordenação
de Apoio aos Produtores e Agricultores (COPA): compete
desenvolver
programas de apoio técnico e financeiro, promovendo a capacitação de
agricultores e articulando parcerias para desenvolvimento rural.