CONFERÊNCIA DE SAÚDE, PROMOVIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, É SUCESSO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA E POPULAÇÃO

event 30/04/2019 11:56
label Saúde

Aconteceu nos dias 23 e 24 de Abril em Amargosa, a V Conferência Municipal de Saúde que reuniu profissionais da área e representantes da comunidade local em uma discussão de interesse comum a todos, a qualidade da saúde em nossa cidade.
 
Na abertura, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, na noite de 23 de Abril, estiveram presentes o Prefeito Júlio Pinheiro e demais autoridades políticas, que também contribuem para o bons desenvolvimento da saúde no município.
 
Na primeira noite, a palestra de Manoel Henrique Miranda com o tema “Democracia e Saúde” apresentou o Sistema Único de Saúde e a importância da luta constante para mantê-lo como principal forma de acesso a uma saúde pela população brasileira.
 
Os três importantes eixos de discussão, que aconteceram no dia 24, tinham como temas a Saúde como direito, a Consolidação do SUS e o Financiamento do SUS. Todos receberam efetiva participação dos profissionais de saúde de Amargosa e também de representantes da comunidade.
 
Durante a Conferência Municipal de Saúde, foram eleitos representantes para a etapa estadual, que apresentarão as propostas do município. Entre os escolhidos em votação estão: Liziane de Almeida dos Santos, Daniel Menezes Teixeira, Franscisco dos Santos, Adernilson Queiroz Alves, Deisy Oliveira, Rosângela Almeida e Jorge Nunes, que representam as categorias de usuários do SUS, profissionais da saúde e gestor da saúde municipal
 
Entre as propostas apresentadas, vinte foram escolhidas e serão encaminhas a Conferência Estadual de Saúde, assim como três moções de repúdio que são: Contra a PEC de congelamentos de gastos com saúde em 20 anos, Contra a Reforma da Previdência e Contra o Decreto que extingue os conselhos de saúde.
 
Os eleitos representarão o município de Amargosa na 10ª Conferência Estadual de Saúde que está prevista para acontecer do dia 9 a 13 de junho de 2019, em local a ser confirmado pela SESAB.