Prefeitura de Amargosa lança Programa Filhos da Terra e inaugura A Casa da Mãe

event 22/04/2018 14:51
label Geral

Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura Municipal de Amargosa realiza, a partir das 18h30, no antigo Espaço Nordeste, o lançamendo do Programa Filhos da Terra e a inauguraçao do centro de referência materno-infantil “A Casa da Mãe”. O “Filhos da Terra” é um programa intersetorial, que integrará uma série de ações envolvendo as secretarias municipais de saúde, assistência social e educação, beneficiando mães e filhos de Amargosa desde a gestação até a primeira infância.

O programa está estruturado em cinco eixos, elaborados em conjunto com as secretarias envolvidas, com o intuito de abarcar todas as necessidades apresentadas para as mães e crianças nesta fase. São eles: 1) Mamãe Tranquila - Atenção ao Pré-natal, Parto e Puerpério, 2) Amor Que Alimenta - Incentivo ao Aleitamento Materno, 3) Cuidar para Incluir - Apoio Específico para a Criança com Deficiência, 4) Direito de Ser - Promoção do Acesso a Direitos e 5) Amargosa Cresce Contigo - Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil.

Para o prefeito Júlio Pinheiro, a expectativa é que o programa seja um marco da atual gestão, tanto pela importância das iniciativas que beneficiarão a população, como pelo pioneirismo do projeto. “O Filhos da Terra, sem dúvida, será um programa que mudará a imagem da Amargosa no que se trata de atenção às nossas mães e filhos” disse. “Este foi um importante compromisso de campanha estabelecido em resposta à grave situação em que se encontravam a estrutura e serviços de atenção às mães de Amargosa e que, felizmento, com muito trabalho e esforço, já ganharam cara nova”, concluiu.

Juntamente à apresentaçao no novo programa municipal, será inaugurada “A Casa da Mãe” - uma das iniciativas que integra o “Filhos da Terra” com a proposta de oferecer apoio psicossocial às gestantes, puérperas, cuidadoras da primeira infância e suas crianças. Os grupos de apoio realizados no local terão temas pré-definidos e serão mediados por uma psicóloga junto a outros profissionais capacitados para abordar as questões propostas. A Casa funcionará na Rua Leobino Pimentel, 285, Centro, das 8h às 17h30.

De acordo com Milena Aguiar, psicóloga integrante da Casa da Mãe, o espaço trará para a cidade um lugar qualificado de escuta, acolhimento, informações e trocas acerca das diversas mudanças emocionais e sociais que acontecem na vida da mulher com a chegada de um filho. “Ter um espaço e poder contar com o apoio de profissionais preparadas para lidar com essa fase tão específica, que vai da gestação à primeira infância, torna-se um diferencial no serviço de atendimento a esse público”, explicou.